ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado global de café terá déficit de 800 mil sacas em 2014/2015, diz OIC

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/11/2014

1 MIN DE LEITURA

2
0
Foto: Divulgação/WBC - Amanda Wilson
Foto: Divulgação/WBC - Amanda Wilson

O mercado global de café estará em déficit de 800 mil sacas de 60 kg na temporada 2014/2015, por perdas na colheita de arábica pela seca no maior produtor global, o Brasil, e problemas causados por doença fúngica na América Central, afirmou uma autoridade da Organização Internacional do Café (OIC).

Apesar disso, o mundo tem estoques suficientes para atender ao consumo projetado de 146 milhões de sacas, disse nesta sexta-feira (7/11) à Reuters o diretor-executivo da OIC, o brasileiro Roberio Oliveira Silva, durante conferência na Etiópia.

Ainda assim, a projeção - pela primeira vez que a OIC colocou um número sobre o déficit esperado- vai reforçar a preocupação de que os danos da seca no Brasil levem a uma menor safra em 2015/2016 no país.

Seria o primeiro déficit global no mercado global de café em cinco anos. Silva disse que a demanda por arábica do Brasil em 2015/2016 vai superar a oferta em 3 milhões de sacas. Essa é uma porção importante das exportações anuais projetadas em 32,5 milhões de sacas.

Ele afirmou que, apesar da falta de estimativas governamentais, acredita que a produção brasileira de arábica vai ser significativamente afetada na próxima temporada.

"Minha percepção sobre isso, sendo um brasileiro e falando com muitas pessoas do Brasil, sem ter uma estimativa do governo, é que vamos ter problemas no próximo ano em termos de safra", afirmou Silva.

"A questão principal continua a ser o potencial da próxima safra no Brasil, para 2015/2016", disse Silva. "A safra de arábica vai sofrer."

Problemas na safra do Brasil, juntamente com os danos da ferrugem, doença fúngica conhecida como roya na América Central, impulsionaram os preços do café arábica na ICE Futures neste ano para máximas de dois anos e meio de 2,2910 dólares por libra-peso, embora desde então eles tenham caído para até 1,8640 dólar.

Silva acrescentou que a arbitragem entre arábica e o café robusta, mais barato e de menor qualidade, dobrou nos últimos seis meses, causando um deslocamento da demanda em direção ao robusta.

Por Adis-Abeba, da Reuters 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/11/2014

Realmente está cada vez mais difícil seguir na Cafeicultura. Não bastasse  essa seca histórica que assola principalmente a região sudeste do Brasil, temos que conviver com Representantes do Setor, totalmente mal informados ou mal intencionados. É tanta bobagem que se lê e ouve, que nos deixa cada dia mais certo da dificuldade de seguir com a Atividade. Outro dia, um cidadão sem o menor escrúpulo, ligado a um Banco internacional, soltou uma previsão fictícia de safra, cuja finalidade única era a de impedir a alta dos preços do café. Momentaneamente, até conseguiu. Agora, o questionamento que faço: onde estão os Representantes da Cafeicultura no Congresso Nacional que não fizeram uma convocação imediata desse cidadão para que ele explicasse de onde saiu sua previsão? Mais uma vez ficaram calados e o Produtor pagou mais essa conta! Agora, a OIC, através de seu Diretor-Executivo, o "Brasileiro" Robério Oliveira Silva, apronta outra: déficit de 800 mil sacas entre produção/ consumo na temporada 2014/2015. De onde e com que interesse se fala mais Bobagem. E mais uma vez, nossos " Representantes" vão se calar. Senhores, a seca é tamanha que têm desafiado até os meteorologistas com suas previsões; eles têm acertado muito pouco. Do jeito que a coisa está,  daqui a pouco aqueles institutos de pesquisas das Eleições também vão começar a dar "Palpites"! Finalizando, o Déficit hídrico é muito grande, chuvas isoladas atingiram as regiões produtoras, em algumas se teve uma boa florada, mas, isso não significa café na tulha. Para quem se lembra se 1985/1986, guarde um pouco de café porque a partir de Janeiro de 2015, será vendido por GRÃO! Uma boa semana à todos e que nossos REPRESENTANTES se tornem mais PARTICIPATIVOS e a favor da Cafeicultura Brasileira!
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/11/2014

A gente nao consegue entender. A volcafe disse que o deficit sera de 8.8 Milhoes de sacas Ja o brasileiro Roberio cita menos de 1% do publicado.Para onde vamos?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures